BLOG DA HOTSCOOL

Liderança: 5 dicas para ser um bom líder

Não importa em qual momento da sua carreira você se encontra, de alguma forma você precisa exercer algum papel de liderança. Por esse motivo, nunca é tarde ou cedo demais para pensar em como desenvolver algumas qualidades de um bom líder.


A liderança é frequentemente descrita como um conjunto de habilidades essenciais para liderar um grupo de pessoas. Motivados a ajudar líderes ou donos de negócios a melhorar sua capacidade de liderança, nós separamos 8 dicas para lhe ajudar.


Dica 1: Liderar pelo exemplo

Em algum momento da carreira você já teve um chefe que pediu para que você fizesse algo que nem mesmo ele faz, mesmo aquilo sendo muito importante para a empresa. Esse tipo de liderança é nociva, conhecida como “faz o que eu digo”. Ela é imposta e unilateral, gerando falta de confiança e não ganhando o respeito da equipe. Um bom líder é aquele que lidera pelo exemplo. Ele realiza as tarefas da forma como espera que as demais pessoas realizem. Ao realizar o que você diz, gera uma atmosfera de alto respeito pelo seu trabalho e forma de agir.


Dica 2: Seja orientado por metas

Quando algo dá errado, somos tendenciosos a tentar encontrar a origem do problema ou culpado por tal. Esse tipo de atitude é contrária à percepção dos bons líderes. Eles são orientados por metas, sendo assim, qualquer problema na jornada de trabalho é apenas algo a ser superado de imediato e então retomamos o caminho rumo aos objetivos em comum. Ao criar um plano de ação, eles pensam em como blindar esse plano contra a perda de tempo em procurar falhas.


Dica 3: Tome a responsabilidade para si

O bom líder não aponta o dedo para os demais colaboradores quando algo não saiu como planejado. Ele toma para si a responsabilidade pelas ações do time e suas consequências. Dessa forma ele conquista a confiança do seu time para, no futuro, ser consultado sobre eventuais problemas.


Dica 4: Distribuir os louros

Cada conquista do time é uma conquista do time. Os bons líderes não tomam toda a glória para si. Ele reconhece o importante papel do time no seu sucesso. Um bom líder é tão eficiente quanto o time que o segue. No final de tudo, ninguém quer ser liderado por um líder egoísta.


Dica 5: Encontre o seu time

Através do título da dica, você pode pensar que o líder procura em meio a multidão os melhores talentos. Mas é o contrário, ele encontra dentro das pessoas as melhores qualidades. É por meio de constantes treinamentos e incentivos que ele constrói um time sólido e competente. Ele entende as forças e fraquezas de cada membro da equipe e, baseado nisso, age de forma distinta com cada um mediante o necessário. O bom líder ajuda os demais integrantes a reconhecerem essas qualidades uns nos outros.


Essas dicas não são lineares. Talvez seja preciso retornar no artigo e refletir sobre cada ponto. O trabalho de se tornar um bom líder é algo para vida inteira e não um workshop de fim de semana.


Autor
Hotscool
Criado em
10/2/2022 7:51
Atualizado em
15/2/2022 9:00
Empodere novos talentos com a Hotscool hoje!
© 2021 Hotscool Tecnologia Educacional Ltda | CNPJ: 37.982.240/0001-49