BLOG DA HOTSCOOL

Melhor plataforma EAD: 6 pontos relevantes sua escolha!

Qual a melhor plataforma ead e por que eu preciso de uma Plataforma EAD?

Bom, se você quer capacitar seus colaboradores, atua em treinamentos corporativos ou quer ter seu próprio portal de cursos online para venda, você precisa de uma Plataforma EAD!

Ao desenvolver o seu treinamento ou curso e optar por oferecê-lo de forma online, você terá uma série de vantagens atribuídas a esta modalidade. Dentre elas, destacamos a quantidade de pessoas que terão oportunidade de adquirir mais conhecimentos.

Caso o seu objetivo seja a venda direta de cursos online, você terá condições de escalar o seu negócio, atingindo um grande número de pessoas que terão acesso ao seu curso.

Mas, caso seu objetivo seja treinar seus funcionários, ou  uma empresa que atue neste segmento, a vantagem de optar por um treinamento à distância, também envolverá custos menores, maior flexibilidade de tempo, espaço e localização, desenvolvimento de treinamentos estratégicos, direcionados aos objetivos da empresa e com maior absorção de conhecimentos dentre muitas outras que poderemos listar e descrever em um próximo artigo.

Agora que você já optou pela modalidade online, vamos agora ver alguns pontos que podem te ajudar neste processo.

Como escolher a melhor plataforma EAD?

Sendo para vender cursos ou treinar colaboradores, a escolha da plataforma EAD poderá ser um grande diferencial para o seu negócio. E nós dizemos “poderá”, porque ao optar, você deverá levar em consideração alguns pontos relevantes para sua escolha.

1. A plataforma EAD é acessível em qualquer dispositivo, ou seja, computador, tablet e smartphone?

Esta é uma condição que deverá pesar muito em sua escolha!

Esteja atento para identificar se a plataforma de sua escolha é responsiva, ou seja, adaptável a qualquer dispositivo e sistema operacional – IOS/Android, pois os acessos serão realizados por dispositivos e sistemas operacionais diferenciados.

Alguns alunos utilizam desktops, tablets e, em sua maioria (de acordo com a última pesquisa realizada pelo IBGE), smartphones. Sendo assim, a adaptação do seu curso / treinamento nestes dispositivos é imprescindível para o aluno.

2. Qual o investimento para contratar uma plataforma EAD?

Colocamos como segundo ponto, mas, acredito que seja a primeira pergunta que todo mundo faz: Quanto eu terei que pagar para utilizar uma Plataforma EAD?

Não existe no mercado nenhuma plataforma EAD gratuita. O que existe são algumas formas diferentes de cobrança pela utilização de uma plataforma EAD. O que você deve verificar é qual a melhor forma de cobrança para o seu modelo de negócio?

Para avaliar o custo de cada uma, leve em consideração o seu planejamento financeiro e analise a melhor forma de cobrança de cada plataforma. Verifique o que é mais vantajoso para o seu tipo de negócio:

– Se a plataforma cobra um valor fixo mensal;
– Se a plataforma cobra uma taxa fixa (um percentual) por cada venda de curso realizada.

Num primeiro momento, o fato da plataforma não cobrar uma mensalidade pode chamar a sua atenção, mas à medida que você vai aumentando suas vendas e escalando seu negócio, um percentual em cima das suas vendas pode ser extremamente nocivo ao seu negócio. Lembre-se: Este valor sairá de sua margem de lucro!

Quanto mais vendas você faz, mais você paga!!

3. Tenho o conteúdo pronto. Preciso de algum conhecimento técnico para criar meu curso/treinamento online?

Depende da plataforma que você escolher. Para algumas plataformas, você deverá ter um conhecimento técnico para estruturar seu curso/treinamento. Para isto, você deverá dispor de recursos e contratar profissionais especializados que possa migrar seu conteúdo para uma plataforma EAD.

A boa notícia é que a Hotscool é uma plataforma EAD extremamente intuitiva onde o próprio cliente cria seu curso/treinamento não necessitando dispor de mais um recurso financeiro para realizar esta tarefa.

4. Como os meus alunos acessarão o meu curso/treinamento?

Através do seu próprio domínio! A Hotscool é estruturada de forma que você possa ter um domínio próprio e que todo o seu treinamento seja acessado pelo seu aluno através dele.

Além disso, a Hotscool possui o PowerPage, um poderoso editor de páginas onde você poderá, de forma simples, fácil e intuitiva, criar páginas para o seu site de cursos online. Totalmente personalizado, com imagens, vídeos, textos, cores, logo, enfim, de acordo com a identidade visual de sua empresa.

5. Como é o ambiente virtual para meus alunos? É intuitivo e adequado para o aprendizado?

É muito importante levar em consideração as funcionalidades que a plataforma possui para que seus alunos sintam-se engajados pelo curso/treinamento.

Social Learning

Chamado também de Aprendizagem social, este é um recurso excluiso da Hotscool que traz mais efetividade por permitir a troca de conhecimento entre os alunos além de maior proximidade com o tutor/professor, além do compartilhamento de materiais e experiências que possam auxiliar na maior assimilação do conteúdo.

Fórum

Esta é uma funcionalidade necessária e indispensável para que haja interação entre os alunos e enriquecer o ambiente de aprendizado. O Fórum é um espaço de discussões moderado e direcionado pelo gestor/tutor do curso. É através do Fórum que os alunos sentem o espírito de coletividade, discutem e interagem com seus pares publicando e tirando dúvidas e além de encontrar materiais dispostos por assunto, de acordo com o curso/treinamento.

Chat

Além do e-mail, a Hotscool também oferece o recurso de Chat onde o tutor pode agendar uma sala de bate-papo para tirar as dúvidas dos alunos e discutir os assuntos tradados em seu curso.

Além das funcionalidades acima, é importante levar em consideração o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que deverá ser intuitivo para que não haja dificuldade nem complexidade para realizar o curso / treinamento. Ao garantir uma boa navegabilidade e usabilidade, você também garante o sucesso para seu curso / treinamento e a experiência dos alunos.

6. Como acompanhar o progresso do aluno no curso / treinamento?

Esta é uma funcionalidade essencial em uma plataforma EAD. Como acompanhar o progresso do aluno no curso? Quais alunos já finalizaram uma aula, um módulo ou o curso todo? Quanto tempo um aluno levou para realizar uma avaliação? Qual o desempenho deste aluno? E mais uma série de outras informações que serão obtidas através dos relatórios de desempenho de alunos.

A Hotscool oferece 3 relatórios para que você possa ter todos esses dados de forma rápida e simples. O importante é que você observe a qualidade das informações geradas por estes relatórios. Com estas informações, você poderá identificar também assuntos relevantes, importantes e necessários que poderão ajudar na gestão dos seus alunos dentro do curso / treinamento.

Acima, listamos pontos básicos e importantes para embasar a escolha de qual melhor Plataforma EAD para criar seu curso / treinamento de acordo com seu objetivo.

A Hotscool também oferece outras funcionalidades que merecem destaque e servirão como um diferencial para o seu negócio como, Rede Social própria para cada um dos seus cursos (Social Learning), Criação de Landing Page (Página de Vendas), Integração com Meios de Pagamentos, Cobrança Recorrente, Emissão e Validação de Certificado de Conclusão diretamente de sua Escola Online, Criação de Vários Ambientes a partir de uma única conta e muitas outras.

Fique sempre atento e verifique bem se a Plataforma EAD escolhida possui realmente os recursos descritos e de que forma servirão para seu curso / treinamento atingir a meta traçada.

Uma ótima maneira de fazer esta avaliação é criar uma conta de teste (trial) na Hotscool onde você poderá testar gratuitamente todas as funcionalidades da plataforma por 7 dias. Use e abuse da conta Trial neste período, pois assim você, com certeza, fará a melhor escolha! Qualquer dúvida, conte com nossa equipe de suporte durante todo o seu período de testes.


Autor
Hotscool
Criado em
27/6/2021 16:44
Atualizado em
26/7/2021 7:03
Empodere novos talentos com a Hotscool hoje!
© 2021 Hotscool Tecnologia Educacional Ltda | CNPJ: 37.982.240/0001-49