BLOG DA HOTSCOOL

Modelo de Negócios: faça e aumente suas vendas online?

Um bom modelo de negócios também deve ser elaborado para vender cursos online!

E um dos preceitos básicos para novos empreendedores é exatamente definir como, porque e para quem irá atuar dentro de seu segmento de mercado.

Confira neste artigo como criar um modelo de negócios para seus cursos online!

Preparação para seu modelo de negócios

A princípio pode parecer irrelevante e a vontade para começar a produzir e vender seus cursos online é enorme, eu entendo!

Porém, pular esta etapa é se arriscar em um mercado altamente competitivo com pouca ou nenhuma preparação.

Assim como em todos os outros campos de atuação, é necessário preparar-se, conhecer seu produto, entender seus benefícios e possíveis rejeições.

Além disso, muito estudo e conhecimento!

Por isso, possuir um modelo de negócios bem estruturado é mais que essencial para qualquer empreendedor.

O modelo de negócio é a garantia de que seus objetivos, valores e entregas estão bem definidos.

Desta forma, entrar no mercado de ensino a distância será um processo muito mais leve e de fácil adaptação.

Sendo assim, diferente do plano de negócios, uma parte estratégica mais detalhada, o modelo de negócios  deixa claro quais são os valores e diferenciais da sua corporação ou do seu produto.

Muito utilizado no ambiente de startups, os modelos de negócios são utilizados com frequência e recebem constantes adaptações e reavaliações.

Certificando-se de que neste mundo extremamente volátil, os aspectos definidos seguem alinhados com o mercado e seus desejos.

Para criar o seu modelo de negócios, algumas definições sobre seus cursos online precisam ser feitas. É necessário compreender seu produto, para quem ele se destina e como será a geração de receita.

Para isso, existem alguns métodos que podem auxiliar na criação do seu modelo de negócios para cursos online. O Business Model Canvas é um dos mais conhecidos e atualizados.

O que é o Business Model Canvas?

Já imaginou conseguir visualizar todos os aspectos importantes do seu modelo de negócios em uma única folha?

Assim, sem a necessidade de longas leituras e de fácil visualização, este é o Business Model Canvas.

Apesar de sua simplicidade, as informações que devem constar no mesmo devem ser fidedignas à realidade, baseadas em dados e informações levantadas após estudos e pesquisas.

Em geral, deve ser complementar ao seu tradicional plano de negócios (sim, um não substitui o outro, mas se complementam), deve ser utilizado para a validação do seu modelo de negócios e como mencionado anteriormente, deve passar por constantes revisões, garantindo seu alinhamento com as necessidades atuais do mercado.

No Canvas, aspectos como: principais parcerias, atividade chave, recursos principais, estrutura de custos, fontes de receita, proposta de valor, relacionamento com os clientes, canais e segmento de clientes, ficam distribuídos em uma tela ou papel, com linhas delimitantes que permitem a inclusão de informações para cada um desses pontos e ainda assim, garantir sua fácil visualização.

Os componentes do Business Model Canvas

Entenda do que se trata cada um dos componentes presentes no protótipo e como dar início ao seu modelo de negócio.

Segmento de clientes

Antes de mais nada, a quem de destina o seu produto? Você precisa saber qual será o seu nicho de atuação, para quais clientes o seu curso online será destinado.

Quem tenta falar com todo mundo, na maioria das vezes não fala com ninguém. Por isso a segmentação deve ser a sua primeira definição.

Proposta de valor

Qual o benefício que seu curso online trará para o dia a dia dos alunos? É disso que se trata a oferta de valor.

Encontrar o real valor do seu produto para os clientes, como pode impactar positivamente a rotina daqueles que o adquirirem. Dessa forma, tente ser o mais breve possível, resumindo este aspecto em uma pequena frase.

Canais

Por meio de quais canais sua proposta de valor será comunicada aos clientes? Este ponto não diz respeito exclusivamente aos canais de comunicações de marketing, mas de todas as interfaces que o cliente venha a ter com sua empresa.

Seja por meio de redes sociais, site, ligações, chats ou afins.

Relacionamento

Manter uma boa relação com seus clientes é aumentar também a retenção dos mesmos junto a sua corporação. Como será a sua relação pré e pós venda com seus clientes? Tais aspectos precisam ser pensados também.

Fonte de renda

Como seus cursos online serão vendidos? Como o dinheiro é recebido? Modelo de cobrança recorrente por meio de assinaturas, compras pontuais, vendas corporativas? É aqui que esses aspectos devem ser definidos.

Recursos chave

Quais os recursos fundamentais para a sua operação? Se tratando da venda de cursos online podemos afirmar dois elementos fundamentais: conteúdo, ferramentas para gravação ou produção de conteúdo e claro, um local onde suas aulas ficarão disponíveis.

Atividades chave

Complementar aos recursos chaves, as atividades chave tratam-se dos aspectos rotineiros, que deve executar com frequência para garantir o funcionamento e a atualização do seu negócio.

Aqui podemos citar o estudo constante sobre novas metodologias de ensino, implementação de novas ferramentas de aprendizagem e o desenvolvimento de novos cursos.

Parceiros chave

Para o pleno funcionamento do seu negócio, existem terceiros diretamente ligados aos quais você é automaticamente dependente? Cite quais são eles.

Plataformas de ensino a distância, editores de vídeo, professores ou afins.

Estrutura de custos

Quais os custos de sua operação, identifique a sua estrutura de custos. Em geral, os custos do negócio estão diretamente ligados com os parceiros e recursos chave.

O início de um modelo de negócios

Com todas as informações acima alinhadas, debatidas e definidas o processo de criação do plano de negócios torna-se muito mais ágil.

Afinal, você já possui um protótipo pronto, de fácil visualização e compreensão.

Tudo isso faz com que o processo de análise seja muito mais rápido.  

Lembre-se que ambos devem se complementar resultando em um projeto bem estruturado.

Dica: O Sebrae disponibiliza um curso totalmente gratuito, onde é possível aprender mais sobre como transformar sua ideia em um modelo de negócios por meio do Canvas. Confira!

O que achou do tema? Possui familiaridade com o Canvas?

Comente abaixo sua atual experiência e possíveis dúvidas.

Assinando nosso blog você se mantém atualizado sobre temas como empreendedorismo, educação e inovação. Assine nossa lista!

Autor
Hotscool
Criado em
27/6/2021 16:15
Atualizado em
27/6/2021 16:15
Empodere novos talentos com a Hotscool hoje!
© 2021 Hotscool Tecnologia Educacional Ltda | CNPJ: 37.982.240/0001-49