BLOG DA HOTSCOOL

Por que desenvolver pessoas potencializa o seu negócio?

Aplicar o desenvolvimento de pessoas potencializa o seu negócio!

Além disso, investir em capital humano atualmente, é essencial.

Tivemos muitos avanços tecnológicos, é verdade, porém, o papel das pessoas continua sendo essencial para o bom desempenho de toda e qualquer corporação.

Além do mais, o mercado tende a se tornar cada vez mais competitivo, aumentando a disputa por profissionais qualificados.

Desenvolvimento de pessoas trata-se muito mais de instigar o crescimento profissional do que oferecer treinamentos para sua atual função.

Ambos os termos, apesar de similares se diferem na prática.

Sendo assim, oferecer este estímulo para o desenvolvimento pessoal e profissional está diretamente ligado a novos conhecimentos, novos cargos e até mesmo novas profissões.

Por isso, incentivar esse tipo de pensamento é também incentivar a inovação em sua empresa e consequentemente melhores entregas e resultados.

Vale a pena investir em desenvolvimento de pessoas?

Por outro lado, ainda hoje, o investimento ou não no desenvolvimento de seus colaboradores é motivo de dúvidas perante líderes e gestores.

É compreensível este tipo de pensamento: “E se eu investir em um colaborador e ele sair da minha corporação?”, é claro que este é o pensamento mais lógico.

Porém, investir no desenvolvimento de pessoas possui exatamente o efeito contrário.

Ao proporcionar um ambiente de desenvolvimento, este, se torna mais um estímulo para que os colaboradores permaneçam em sua corporação.

Isso porque, é possível observar de forma nítida quais os ganhos que, além de financeiros, estão surtindo em sua profissão como um todo.

A capacitação de colaboradores aumenta a retenção de talentos, diminui gastos com novos treinamentos e facilita o desenvolvimento de projetos.

Ou seja, todas as partes da corporação se beneficiam.

Riscos de não investir no desenvolvimento corporativo

Conforme mencionado anteriormente investir no desenvolvimento de pessoas é fundamental porque possui ganhos efetivos para diversos setores da corporação, porém, quando isso não acontece, as perdas podem ser irreparáveis.

Colaboradores desmotivados e sem estímulo algum tendem a evadir das empresas, principalmente caso possuam alto potencial intelectual.

Por outro lado, a longo prazo, contar com colaboradores desestimulados pode ter reflexos diretos nos resultados de sua corporação.

A falta de comprometimento, ausência de objetivos e constante busca por novas oportunidades fora da empresa são alguns deles.

Outro ponto importante a se ressaltar é que, desta maneira, a empresa perde sua vantagem competitiva frente aos concorrentes.

Isto porque,provavelmente, contam com uma equipe de colaboradores capacitada e em constante aprendizado.

Por isso, investir em desenvolvimento é também investir em sua empresa.

Como aplicar o desenvolvimento de pessoas?

Antes de mais nada é preciso ter ciência de que, este, não é um trabalho isolado, não pode e nem deve ser conferido exclusivamente às lideranças tão pouco exclusivamente ao setor de gestão de pessoas.

Todas as frentes da corporação devem deixar participar ativamente deste processo e até mesmo se envolverem em conjunto aos colaboradores.

Criar uma cultura de desenvolvimento é também compreender que todos os membros da organização precisam disso, inclusive, as lideranças.

Os líderes são o ponto focal de cada um dos departamentos e devem literalmente dar o exemplo. Incentivando e participando.

Bom, certamente o fator “custo” de toda essa operação deve estar em seus pensamentos.

Atualmente, é possível encontrar diversas opções para o desenvolvimento corporativo. Desde opções presenciais ou até mesmo o ensino a distância.

Cada uma das modalidades possui suas vantagens, diferenciais e custo-benefício.

Abaixo, listamos cada um destes aspectos.

Cursos, workshops e eventos presenciais

Sem dúvidas os treinamentos presenciais são um ótimo investimento, além do mais, é possível contar com cursos in company, o que por consequência aumenta inclusive a integração entre os colaboradores.

São ótimos para o aprendizado e incentivam a participação e o networking entre membros da equipe. Ajudam também no desenvolvimento da oratória e no trabalho em equipe.

Porém, além do investimento com o curso ou evento em si, há de se levar em consideração o investimento com deslocamentos e alimentação, caso necessário.

Cursos a distância

O mundo corporativo no mercado de ensino a distância vêm se desenvolvendo a cada dia, atualmente é possível encontrar plataforma de cursos online dedicadas ao modelo corporativo.

O LXP (Learning Experience) por exemplo, é uma plataforma de ensino que faz uso de inteligência artificial para criar trilhas de conteúdo relevantes, baseadas na forma de consumo do usuário.

Ou seja, a própria plataforma realiza sugestões de novos conteúdos para os colaboradores.

Uma otimização de tempo significativa.

Além do mais, ao fazer uso do ensino a distância para os treinamentos corporativos, todos os colaboradores podem ser englobados no plano de capacitação, o que se torna um ótimo-custo-benefício.

A facilidade de estudar em intervalos, finais de semana, ou quando for mais conveniente é um grande diferencial também. Tendo em vista que, a vida corporativa muitas vezes possui grandes restrições de tempo.

Benefícios da cultura de desenvolvimento

Clima organizacional, melhores resultados e entregas, retenção de talentos, redução de custos e tempo com novas contratações.

Estes são apenas alguns dos aspectos que podem melhorar em sua corporação ao estruturar uma cultura de desenvolvimento.

Cada um destes aspectos possui ligação direta com a satisfação do colaborador com seu atual trabalho, colaboradores satisfeitos e felizes tendem a colaborar mais em equipe, reclamar e procrastinar menos.

Com isso, os resultados e projetos automaticamente se beneficiam, isso porque, pessoas motivadas entregam tudo de si em busca dos melhores indicadores.

Todos esses fatores refletem no departamento de gestão de pessoas diretamente.

Consequentemente, tem impacto considerável em redução  dos custos com turnover e além de ganhar com a redução de tempo em busca de novos talentos para contratações e treinamentos.

Investir no desenvolvimento de pessoas é também investir no desenvolvimento de sua corporação, garantindo sua posição à frente dos concorrentes e em igualdade mercadológica.

Por mais complexo que possa parecer, esse investimento possui retornos reais.

Proporcionar um ambiente de trabalho aberto à inovação e aprendizado é extremamente vantajoso.

Cargos e salários, sozinhos, não são capazes de reter talentos, é preciso mais, é preciso desenvolver, apoiar e proporcionar um ambiente propício para essa cultura.

Qual a sua experiência com relação ao desenvolvimento de pessoas no mundo corporativo?

Acredita nos resultados desta prática? Deixe seu comentário abaixo.


Autor
Hotscool
Criado em
27/6/2021 16:24
Atualizado em
26/7/2021 7:38
Empodere novos talentos com a Hotscool hoje!
© 2021 Hotscool Tecnologia Educacional Ltda | CNPJ: 37.982.240/0001-49