BLOG DA HOTSCOOL

AVA: Entenda o que é Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Entender o que é AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem é imprescindível para você que está desenvolvendo ou pretende desenvolver um projeto em educação a distância.

Neste artigo, você entenderá:

  • O que é AVA?;
  • Quais as principais funcionalidades?

Com estas informações, você poderá fazer a melhor escolha de um ambiente virtual de aprendizagem para seus treinamentos corporativos ou cursos online.

O que é AVA?

Como o próprio nome já diz, AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem é o local, na web, onde são desenvolvidos os treinamentos ou cursos online e que mantém todas (ou quase todas) as especificidades de uma sala de aula presencial.

Explicando melhor, é um ambiente estruturado para que haja uma interação entre alunos, alunos e professores, por meio de compartilhamento de materiais utilizados para o ensino a distância.

Imagine que todo o processo de aprendizagem por meio de aulas presenciais, onde o aluno pode ter contato direto com o professor e interagir com alunos deverá ser conduzido para o ensino online.

Justamente, esta é a função principal de um AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Além disso, este ambiente, geralmente, é composto por ferramentas integradas para criar e desenvolver conteúdos de aprendizados envolventes.

O uso de vídeoaulas, é uma destas possibilidades de engajar mais os alunos. Para isto, é necessário que a plataforma LMS (Learning Management System) tenha condições de suportar esta funcionalidade.

Quais as principais funcionalidades de um AVA?

Aqui vamos listar as principais funcionalidades que uma plataforma EAD deverá ter para que o ambiente virtual de aprendizagem consiga proporcionar tanto ao aluno quanto ao professor, uma estrutura adequada para o desenvolvimento do treinamento ou curso online.

Estrutura de conteúdos

Cada vez mais a educação a distância vem se aprimorando para que treinamentos ou cursos online engajem cada vez mais seus alunos.

Uma forma de fazer com que isto aconteça, a plataforma de educação a distância deverá permitir ao tutor/professor que os conteúdos possam ser demonstrados em multi-formato, ou seja, permitir o uso de vídeos, imagens, textos, áudios, links e PDFs para enriquecer mais as aulas.

Além disso, o ambiente virtual de aprendizagem pode ser usado para aplicar avaliações dos conteúdos desenvolvidos.

Relatórios de Acompanhamento

Outra funcionalidade importante é uma área que contenha informações sobre o curso e desempenho dos alunos.

O desempenho dos alunos não é só verificado pelos resultados das avaliações.

Há também um acompanhamento da evolução do treinamento ou curso online por meio dos relatórios disponibilizados pela plataforma ead utilizada.

Entender como está o desenvolvimento do curso, quantos alunos efetivaram as matrículas, quantos concluíram os treinamentos ou cursos online ou qual o ponto em que abandonaram é uma informação importante para que os conteúdos sejam ajustados conforme as informações identificadas nos relatórios.

Não limitar conteúdos

Algumas plataformas limitam conteúdos, mas para a educação a distância é primordial que a inserção de conteúdos seja ilimitada.

Como poderá enriquecer treinamentos ou cursos online, engajar alunos, dar condições d uma educação de qualidade, limitando conteúdos dos treinamentos ou cursos online?

Gestão de Alunos

Permitir que facilmente seus alunos sejam matriculados nos treinamentos ou cursos online, criar turmas.

É preciso que que o gestor do treinamento ou curso online tenha controle total de informações dos alunos.

Central de Comunicação

Esta também é uma das funcionalidades mais importantes, pois é por meio da comunicação com o aluno que o professor poderá tirar dúvidas, informar alterações de conteúdos, enfim, qualquer tipo de comunicação que deverá ser feita para que o treinamento ou curso online tenha sucesso em seu andamento.

Existem alguns meios efetivos para fazer uma comunicação adequada:

E-mails

Possibilitar a comunicação por e-mails, onde alunos serão diretamente comunicados sobre possíveis alterações. Também poderá ser por e-mail um contato personalizado entre aluno e professor.

Fórum de discussões

Local onde são promovidas discussões sobre o conteúdo, propiciam maior engajamento e a interação entre os alunos através do fórum de discusssões no seu curso ou treinamento online.

Lá ficam armazenadas dúvidas que poderão ser melhor explicadas pelos professores ou tutores.

Além disso, o aluno tem a percepção de ser assistido.

Aprendizagem Social

Presente em plataformas LXP (Learning Experience Platform), a Aprendizagem social é uma tendência em EAD, pois permite que os alunos possam também ser protagonistas indicando conteúdos complementares.

Desta forma, por meio de uma rede social integrada ao treinamento ou curso online, há maior engajameneto, absorção de conteúdos e possibilidade de criar networking entre os participantes do curso.

Em síntese, agora você tem a possibilidade de escolher o melhor ambiente virtual de aprendizagem para seus treinamentos ou cursos oline.

O entendimento sobre o que vem a ser um AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, sua função e principais funcionalidades, darão um melhor embasamento para identificar uma plataforma EAD que possa agregar valor aos seus conteúdos de aprendizagem.

Para te ajudar, a Hotscool possibilita que você conheça a plataforma e faça um teste gratuitamente.


Autor
Hotscool
Criado em
27/6/2021 16:34
Atualizado em
26/7/2021 7:19
Empodere novos talentos com a Hotscool hoje!
© 2021 Hotscool Tecnologia Educacional Ltda | CNPJ: 37.982.240/0001-49