BLOG DA HOTSCOOL

Plataforma Ead: O que é e como funciona?

Plataforma Ead ou LMS , Learning Management System é uma ferramenta desenvolvida para estruturar  e armazenar cursos online.

Para que você possa entender melhor, funciona como uma sala de aula, onde o professor/instrutor, planeja suas aulas com recursos multimídias como videoaulas, pdf´s e muitos outros recursos que poderão ser utilizados para compor sua aula online.

Para isto, ela deverá ser completa em termos de recursos tanto para  desenvolvimento dos treinamentos ou cursos online quanto para realizar uma gestão completa de seus alunos.

Por que usar uma Plataforma EaD?

Ela surgiu para facilitar e aproximar as relações entre professores e alunos.

Isto porque, possui funcionalidades de acompanhamento de performance de alunos mais individualizada.

Além disso, uma plataforma EaD deverá ter central de comunicação completa, como chats, fóruns, envio de e-mails e, até mesmo aprendizagem social integrada aos cursos.

Aliás, aprendizagem social, é um dos recursos presentes mais importantes em uma plataforma Ead. Isto porque promove maior engajamento entre alunos e maior absorção de conteúdos.

Mas, para que você entenda melhor como funciona uma completa plataforma Ead e esta modalidade de ensino, este é um artigo bastante esclarecedor e didático.

Por isso, continue sua leitura que te ajudará a entender e fazer a melhor opção de uma plataforma EaD para seu projeto online.

imagem ilustrativa de uma pessoa fazendo um curso em uma plataforma ead

O que significa Plataforma EaD?

Uma plataforma de ensino à distância é uma ferramenta de tecnologia, desenvolvida para estruturar cursos online de maneira simples e dinâmica para que os conteúdos possam ser organizados em módulos e aulas e apresentados aos seus alunos da mesma forma que são apresentados presencialmente.

Esta é a principal função de uma plataforma EaD.

Porém, é necessário que ela possua recursos completos para que sua aula/curso seja bem apresentado aos seus alunos e que você possa, da mesma maneira que em aulas presenciais, acompanhar os rendimentos de seus alunos e dar uma assistência bem próxima a eles para que se sintam assistidos mesmo que em modalidade online.

Para que isto aconteça, uma plataforma ead, possui características importantes em seus recursos.

Principais recursos de uma plataforma EaD

Como sua principal função é transportar o ambiente presencial para online, alguns recursos são essenciais em uma plataforma EaD.

Para que você entenda melhor, vamos dividir as funções de recursos em Gestão, Autoria dos cursos, Segurança, Hospedagem e Suporte.

Desta forma, você terá uma completa informação sobre os recursos que uma plataforma EaD deverá ter para melhor te atender em seus treinamentos, cursos online e em escolas do nível fundamental e médio, técnicas, de idiomas.

Veja abaixo:

Gestão Completa de sua Escola Online

Uma plataforma para ensino a distância deverá ter ferramentas que te permitam fazer uma gestão completa de sua Universidade/Escola online.

Isto envolve desde a estruturação de seus cursos até a criação de seu Portal online.

Por isso, é importante que tenha recursos como:

Ferramenta de Autoria de Cursos Online

Ferramenta para construção de cursos, módulos e aulas utilizando-se de diversos objetos educacionais (mídias) tais como textos, vídeos, áudios, imagens, links externos (URLs), arquivos e outros.

Categorias de Cursos

Recurso que possibilita a criação e a organização dos cursos em categorias.

Gerenciamento de Múltiplos Ambientes Virtuais

Gerenciamento de múltiplos ambientes de treinamento/cursos à partir de uma única conta.

Você não precisa ter uma assinatura ou contratar um plano mensal para cada escola que criar. Por meio de uma única conta, você poderá criar quantos ambientes quiser ou precisar.

Customização Visual de cada Ambiente/Projeto

Permitir a customização virtual de cada ambiente online, de acordo com a identidade visual de cada projeto, utilizando sua marca, logo.

Construtor Exclusivo de Páginas

Recurso que possibilita a criação de páginas dentro de cada ambiente online que farão parte do menu de navegação do site da ambiente.

Domínio Personalizado por Ambiente/Projeto

Recurso que possibilita a configuração e a utilização de um domínio personalizado para acesso de cada ambiente online/projeto pelos alunos e tutores.

Além disso, dar a possibilidade de utilizar seu domínio já existente. Desta forma, você conseguirá divulgar mais a sua marca e atrair mais alunos para seus cursos.

Turmas

Criação de turmas dentro de cada treinamento, com data de início e fim de cada turma, limite de alunos por turma e outros recursos.

Liberação de Aulas Programadas

Recurso que permite programar as datas de liberação de cada aula dentro do curso.

Módulos Obrigatórios

Recurso que permite o acesso do aluno ao módulo seguinte somente se o módulo anterior tiver sido acessado por completo.

Matrícula Manual de Alunos

Permitir a matrícula manual de alunos em cada curso.

Importação e Exportação de Alunos

Recurso que permite a importação e matrícula de alunos em lote para cursos e turmas específicas além de exportar todos os dados de alunos.

Central de comunicação com o aluno

Para que haja maior interação, troca de informações, entre professores e alunos, é importante que a plataforma de cursos a distância tenha uma central de comunicação completa com o aluno.

Esta comunicação envolvem os recursos de:

  • fóruns de discussão: onde o aluno ou o professor poderão interagir levantando questões e informações pertinentes ao conteúdo apresentado em uma área específica.
  • Chat: agendar horários específicos para que o professor possa tirar dúvidas dos alunos.
  • Aprendizagem social: troca de mensagens instantâneas entre alunos e professores, promovendo networking e maior engajamento dos participantes
  • Envio de e-mails: para informar determinadas ações, datas de início de turmas.

Gestão completa de alunos

Relatório detalhado que exibe o progresso dos alunos, notas e conclusão de atividades dentro do curso.

Além disso, gerar certificados é importante para que o aluno tenha uma documentação que comprove a finalização de um curso e, claro, isto é de muito valor para ele.

Ambiente e experiência do aluno

Ter um Ambiente Virtual de Aprendizagem, também conhecido pelo acrônimo AVA, significa proporcionar ao aluno um ambiente de cursos de fácil utilização.

Sendo assim, algumas facilidades são importantes, como a possibilidade de criar um ambiente visualmente agradável e dispor de um local para anotações feitas durante as aulas, e que poderão ser revistas pelo aluno no tempo que desejar ou precisar.

Autoria de Cursos

Sistemas de gestão de aprendizagem, deverão ter funcionalidades completas para desenvolvimento e estruturação completa para a criação de cursos online.

Alguns destes recursos são:

Criação Ilimitada de Cursos e Hospedagem de cursos e conteúdos ilimitados

Permitir ciar. gerenciar e publicar cursos ilimitados para que você possa desenvolver conteúdos adequados e completos para seus cursos livres, cursos de graduação a distância, cursos para sua instituição de ensino online.

Publicação de vídeos

Inserir vídeos em suas aulas armazenando-os diretamente na plataforma de educação a distância ou incorporar vídeos públicos do YouTube ou Vimeo.

Criação de Módulos e Aulas

Ter uma ferramenta de autoria que permite organizar aulas em módulos, facilitando a navegação e a aprendizagem dos alunos.

Conteúdos Multi-formato

Possibilidade para adicionar textos, vídeos, áudios, imagens, textos, links, código HTML e arquivos às suas aulas.

Avaliações

Recurso que permite a criação de avaliações de múltipla-escolha com correção automática pela plataforma com data de início e fim de liberação, quantidade de tentativas permitidas, nota de aprovação e limite por tempo.

Enquetes/Pesquisas

Recurso que permite a criação de enquetes para avaliar a retenção do conteúdo pelos alunos ou simplesmente ter feedback dos alunos sobre o curso.

Segurança, Hospedagem e Suporte

Hospedagem segura em nuvem e backup diário

Ter sua plataforma sempre disponível e seus conteúdos protegidos com backups realizados diariamente.

Suporte via Videoconferência, Telefone, E-mail

Suporte especializado feito por profissionais com experiência em projetos de educação a distância.

Aulas ao vivo / Webinar

Além de todos os recursos descritos acima, ter uma ferramenta de aulas ao vivo completa integrada à plataforma é interessante para aqueles que precisam atender aos seus alunos em tempo real via vídeo.

Para que seja uma aula completa, ter recursos de chat em tempo real, quadro branco, ativar e desativar microfones e câmeras também é um dos recursos necessários para uma excelente aula ao vivo.

Gestão Financeira Completa

Para aqueles que queiram atuar com vendas de cursos online, é necessária uma gestão completa de suas vendas. Para isso, a plataforma deverá integrar-se com gateways de pagamentos e possuir um Dashboard com informações completas de suas vendas, ou seja, um painel administrativo que exibe dados e gráficos como a quantidade de alunos no ambiente, quantidade de cursos, notificações e receita gerada no período (se aplicado).

Este foi um artigo completo para que você possa tirar suas dúvidas sobre os recursos e como uma plataforma EaD te ajudará em seu negócio de cursos online ou treinamentos corporativos online.

Porém, caso queira conhecer mais de perto, você poderá testar a plataforma Hotscool com todas as suas funcionalidades disponíveis para sua análise.

Para isto, basta clicar no botão Começar grátis acessando o site https://hotscool.com/!

Autor
Hotscool
Criado em
27/6/2021 16:19
Atualizado em
26/7/2021 7:43
Empodere novos talentos com a Hotscool hoje!
© 2021 Hotscool Tecnologia Educacional Ltda | CNPJ: 37.982.240/0001-49