BLOG DA HOTSCOOL

Treinamento e desenvolvimento estratégico: Como desenvolver?

Desenvolver um treinamento e desenvolvimento estratégico é desenvolver forças de trabalho centradas em objetivos e metas de sua empresa.

Por isso, treinamento e desenvolvimento de colaboradores deixou de ser uma questão opcional para as empresas que desejam ganhar espaço de mercado.

É sim essencial para as corporações e deve ser elaborado de maneira estratégica.

Ao estruturar um treinamento, deve-se levar em consideração o profundo conhecimento de seu mercado de atuação e sobre seu potencial de crescimento.

Só assim é possível identificar quais dos processos internos da empresa precisam ser otimizados, melhorados ou mesmo criados.

Consequentemente é preciso conhecer a sua equipe, conhecer as pessoas que atuam em sua corporação, quais seus pontos fortes, fracos e a evoluir.

Somente com base em ambos os dados é possível realizar um planejamento  para o treinamento e desenvolvimento estratégico de seus colaboradores.

Treinamento e desenvolvimento estratégico: como identificar o mais adequado?

O primeiro passo é conhecer bem seus colaboradores!

Desta forma, ao realizar pesquisas internas com os colaboradores. será possível identificar  as habilidades técnicas que cada um possui,  suas perspectivas de crescimento e até mesmo o desejo de migração para outras áreas.

Você identificará qual o processo de capacitação será desenvolvido para cada grupo de colaboradores ou, mesmo entender sobre a necessidade de aplicação de treinamentos individuais.

Lembrando que, o método de desenvolvimento ou treinamento deve ser escolhido alinhados aos objetivos e metas do colaborador e da empresa.

Por onde começar?

Para criar um programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas, assim como em qualquer outro projeto é necessário planejar.

Somente desta forma é possível garantir a evolução técnica e emocional dos colaboradores, para que cada vez mais eles estejam alinhados com a cultura e objetivos da corporação a qual pertencem.

Para estruturar seu treinamento e conseguir mensurar seus resultados adequadamente, é preciso:

  1. Pesquisar: para identificar as necessidades da sua equipe;
  2. Planejar: definir como será realizado o treinamento, se todos os setores serão treinados, valor de investimento aplicado, método de ensino e  cronogramas para sua execução.
  3. Executar: garantir o envolvimento dos players envolvidos. Além disso, é preciso definir como será comunicado aos colaboradores e garantir sua compreensão. Após todas estas ações, você poderá colocar em prática seu planejamento.
  4. Analisar:  validar os resultados. Considerar alguns pontos importantes ao avaliar  se os treinamentos foram realmente efetivos, identificar e tratar melhorias e otimizações de processos implementados após o treinamento, verificar se houve redução de tempo para realizar de determinadas tarefas.

    Após a análise do programa de treinamento implantado, você identificará gaps, poderá  reavaliar a metodologia e conteúdos aplicados, e terá conhecimento sobre os indicadores de desempenho de cada colaborador.

Treinar e desenvolver de forma estratégica é um projeto contínuo!

É preciso estar sempre de olho nas necessidade do mercado e claro, dos funcionários de sua empresa.

Métodos de ensino

Existem diversos métodos de ensino para auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional da sua equipe.

Cada um deles para um processo de aprendizagem específico, podendo ser a longo prazo ou curto prazo.

O ideal é identificar qual se adequa mais à realidade da sua empresa:

Mentorias

Método onde colaboradores mais experientes se tornam mentores de novos coaboradores.

Desta forma, o processo de integração é facilitado e o desenvolvimento de pessoas em suas novas funções conta o auxílio de um orientador para tirar dúvidas e ajudar na execução de tarefas específicas.

Conhecimento compartilhado

É um método onde os treinamentos são realizados em grupo.

Determinados colaboradores realizam palestras com o objetivo de multiplicar conhecimentos, habilidades e atitudes.

Treinamentos online

Esse já era um dos métodos mais utilizados por ser de fácil  aplicação e ampliação para todas as áreas de atuação da empresa.

Agora, no cenário da crise causada pela COVID-19, treinar e desenvolver online se tornou a melhor opção.

Por meio de uma plataforma de ensino a distância é possível criar uma universidade corporativa completa, onde o conteúdo ficará à disposição de seus colaboradores.

O grande diferencial deste formato é a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento e evolução de colaborador, além de ter a possibilidade de disponibilizar vários treinamentos simultaneamente.
A Hotscool é uma plataforma de ensino a distância e permite agilidade e facilidade na criação da universidade corporativa de sua empresa.

Além disso, é possível avaliar e acompanhar a performance de seus colaboradores por meio de relatórios completos.

Clique aqui para conhecer todos os recursos e aplicar seu treinamento estratégico ainda hoje!



Autor
Hotscool
Criado em
27/6/2021 16:13
Atualizado em
26/7/2021 7:46
Empodere novos talentos com a Hotscool hoje!
© 2021 Hotscool Tecnologia Educacional Ltda | CNPJ: 37.982.240/0001-49